.

sábado, 28 de janeiro de 2017

O Médium Espírita





Todos somos médiuns, pois recebemos por nossos sentidos influências espirituais. Entretanto, médiuns Espíritas seriam aqueles que sob a orientação filosófica Espírita, servissem intermediando os Espíritos com finalidade maior. 

Médiuns, pois, não Espíritas, tomados por sensações que lhes são estranhas, desconfortantes, ou agradáveis, ainda mesmo em estados simples, não raramente procuram as Casas Espíritas em busca de orientação ou amparo. 

Como o Espiritismo trata de assuntos morais-espirituais Cristãos, de mediunidade, etc. pode orientar, ou mesmo encaminhar o portador daquelas influências ao equilíbrio, desde que esteja imbuído de boa vontade!. 

Como se daria este encaminhamento? Seria empurrando quem aparecesse reunião mediúnica adentro, sem que o mesmo tivesse algum conhecimento, alguma orientação doutrinária Espírita, considerando-se não ser tal reunião pública, e a seriedade do assunto a ser nela tratado? Certamente que não!. 

Também, não se iria despachá-lo à porta, comunicando-lhe que antes, fosse estudar o Espiritismo, em proposta condicional, impondo uma decepção a quem pudesse estar aflito?!. 

No “O Livro dos Médiuns”, cap. XVII – Da formação dos Médiuns, Desenvolvimento da mediunidade, item 208, discorre Allan Kardec: “Têm-se procurado processos para a formação dos médiuns, como se têm procurado diagnósticos; mas, até hoje nenhum conhecemos mais eficaz do que os que indicamos. Na persuasão de ser uma resistência de ordem toda material o obstáculo que encontra o desenvolvimento da faculdade, algumas pessoas pretendem vencê-la por meio de uma espécie de ginástica quase deslocadora do braço e da cabeça. Não descrevemos esse processo, que nos vem do outro lado do Atlântico, não só porque nenhuma prova possuímos da sua eficiência, como também pela convicção que nutrimos de que há de oferecer perigo para os de compleição delicada, pelo abalo do sistema nervoso. Se não existirem rudimentos da faculdade, nada poderá produzi-los, nem mesmo a eletrização, que já foi empregada, sem êxito, com o mesmo objetivo.” 

Determina: item 200 - (...) “Só existe um meio de se lhe comprovar a existência. É experimentar”. Justificando: item 204 (...) “Conhecemos médiuns que só se formaram depois de seis meses de exercício, ao passo que outros escrevem corretamente logo da primeira vez”. 

É verdade: Há muito acompanho bons médiuns psicográficos, psicofônicos que, em sua formação tivessem feito qualquer curso de Espiritismo; o mais esclarecedor tratado Filosófico Cristão que se conhece na face da Terra, o Espiritismo, foi recebido por vários médiuns, em várias partes do mundo, sem que muitos, o próprio Allan Kardec os conhecessem. Considerou o conteúdo!.. 

Complementa: item 209 - “No médium aprendiz, a fé não é a condição rigorosa; sem dúvida lhe secunda os esforços, mas não é indispensável; a pureza de intenção, o desejo e a boa-vontade bastam. Têm-se visto pessoas inteiramente incrédulas ficarem espantadas de escrever a seu mal grado, enquanto que crentes sinceros não o conseguem, o que prova que esta faculdade se prende a uma disposição orgânica” 

Em vista do exposto, seria interessante que os grupos mediúnicos mantivessem um estudo das obras Espíritas, para médiuns e principiantes, com destaque para “O Livro dos Médiuns”. Participei, por algum tempo de um grupo mediúnico, o qual nos trouxe bons resultados!.. 

Reuníamo-nos semanalmente, em determinado horário estudávamos “O Livro dos Médiuns”, por 30 minutos. Logo após, os médiuns e os doutrinadores em sala reservada, realizavam uma reunião mediúnica também conhecida por desobsessão, enquanto os demais membros, orientados por um coordenador, permaneciam em estudos do “O Livro dos Espíritos“, “O Evangelho Segundo Espiritismo”, e a “Gênese”. Terminadas as reuniões, que não excediam a 1:30 h, todos se reuniam, para o passe e a prece. 

Aquele expediente proporcionava-nos maior conhecimento do Espiritismo, consolidava fraterno entendimento, e permitia que os aprendizes manifestassem “a pureza de intenção, o desejo e a boa vontade”, que os levassem ao “experimento”, na reunião mediúnica!.. Estudemos Kardec, consultemos Kardec: Ele é: “O bom senso encarnado”! 


Cachoeiro de Itapemirim – Estado do Espírito Santo 
E-mail: domingoscocco1931@yahoo.com.br 
Domingos Cocco 
Telefone: (28) – 3522-4053 – CEP 29304-506 
Rua Raul Sampaio Cocco n° 30 - Bairro Sumaré 
Cachoeiro de Itapemirim – Estado do Espírito Santo

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home